Materiais de Laboratorio
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DOS
COMPONENTES DE UMA MISTURA
A grande maioria dos materiais existentes na Natureza é uma mistura de várias substâncias. Por vezes é necessário separá-las para depois as poder usar. Como consegui-lo?
Conheces já algumas propriedades que permitem distinguir e classificar diversos tipos de materiais. Podes distinguir substâncias com base em propriedades como o ponto de ebulição, o ponto de fusão, a densidade e a solubilidade. Usando as diferentes propriedades das substâncias, vamos procurar processos físicos que permitam separar as substâncias constituintes de uma mistura, sem as alterar quimicamente. Isto significa que após a separação das diferentes substâncias que constituem a mistura, podes sempre voltar a obter a mistura inicial juntando novamente todas elas.
Separação de Componentes em Fases Distintas de uma Mistura Heterogénea
Separação de Componentes Sólidos
Peneiração
Permite separar dois componentes sólidos de uma mistura com partículas de tamanhos diferentes. Utiliza uma rede - a peneira - cuja malha é maior que as partículas de um dos componentes e menor que as partículas do outro componente. Quando a mistura é vertida sobre a peneira, a fase sólida de partículas mais reduzidas consegue atravessá-la, enquanto a fase sólida de partículas maiores fica retida.
Propriedade em que se baseia: Tamanho
Exemplos: Separar farinha do farelo; separar areia das pedras.
Separação Magnética
Permite separar o ferro e o níquel dos outros materiais, uma vez que estes metais têm propriedades magnéticas, sendo atraídos por ímanes.
Propriedade em que se baseia: Propriedades magnéticas
Exemplos: Separar os corpos ferrosos do resto do lixo das lixeiras; é um dos processos utilizados na reciclagem do lixo.
Sublimação
Aplica-se a misturas que contenham substâncias que sublimem facilmente (passem directamente do estado sólido ao gasoso e vice-versa). Nesse caso, aquecendo a mistura
estas