Materiais de laboratorio
Materiais de Laboratório
Aluno: Câmara Costa, Pâmela Mª Data:
Fundamento Teórico
Chama-se material de laboratório os instrumentos e equipamentos utilizados pelos cientistas para manipulação específica em química, física e bioquímica para realizar uma experiência, efetuar medições ou reunir dados.
Objetivo
Conhecer os materiais e as técnicas de materiais utilizados em laboratórios, identificação e utilização de cada item.
Procedimento
- Preparação de materiais
- Utilização correta
- Atenção aos materiais
- Importância de cada materiais
8 itens de cada Tema:
MATERIAIS REATIVOS
- Hematoxilina: é um composto que se obtém da planta leguminosa Haematoxylum campechianum, conhecida também pelo nome de Pau Campeche. É um produto natural que ao ser oxidado resulta numa substância de cor azul-púrpura escura denominada hemateína. É utilizada em procedimentos de coloração biológica, para colorir os compostos ácidos dos tecidos, aos quais dá uma coloração violeta.
- Coloração de Gram: A técnica de coloração de Gram é uma técnica de coloração diferencial que permite distinguir os dois principais grupos de bactérias por microscopia óptica (Gram + e Gram -).
- Coloração de Papanicolau: é uma técnica de coloração multicromática. Esta técnica utiliza três soluções corantes: a Hematoxilina de Gill (substituida também pela Hematoxilina de Harris). É um sistema de coloração utilizado para células colhidas por raspagem em cavidades como a vagina, a mucosa bucal, etc, e fluidos com células a partir de derrames de outras cavidades. Deve ser apenas usada in vitro.
- Alcool: Os álcool etílico e o álcool isopropílico são considerados desinfetantes de nível intermediário, empregados tanto na desinfeção de superfícies e instrumentos como na anti-sepsia da pele. Se utilizado com muita frequencia causa ressecamento.
- Ácido Sulfúrico: Este reativo é empregado à quente ou à frio, produz um