Declaração do Problema
O problema deve ser levantado, formulado, de preferência em forma interrogativa e delimitado com indicações das variáveis que intervêm no estudo de possíveis relações entre si. É um processo contínuo de pensar reflexivo, cuja formulação requer conhecimentos prévios do assunto (materiais informativos), ao lado de uma imaginação criadora. (MARCONI;LAKATOS, 1999, p. 28)
O problema estabelecido pela presente monografia consiste no seguinte questionamento:
- Qual é a importância das relações interpessoais no processo de ensino e aprendizagem?
As políticas públicas pouco têm conseguido fazer pela formação de educadores reflexivos, sendo impedidas por seus próprios mecanismos burocráticos, fazendo, às vezes, o jogo inverso dessa prática educativa.
Os alunos, professores, a família muitas vezes não têm um relacionamento sadio, porque o interesse é outro.
Assim, tanto os alunos, professores, família esperam que uma dê a relação parta do outro.
1.3.Importância das Relações interpessoais no ambiente escolar
Cada um de nós tem potencialidades, mas devemos ter as condições necessárias para que possamos utilizá-las e efectivá-las. Por isso a relação educador- educando é primordial a qualquer tipo de educação.
Cabe ao professor assumir um compromisso real e efectivo com seu acto educativo.
“ o conceito de acção educativa como relacionamento interpessoal, implica a existência de dois agentes que cooperam no ato da educação, cooperação essa que deve ser livre” MODESTI (1975, p.69).
É preciso estimular os alunos de forma amigável a se envolverem também com o seu próprio processo de aprendizagem, devem tomar consciência do caminho a ser percorrido. Com este envolvimento haverá a cooperação necessária para o êxito de nosso projecto educacional, ficando assim mais próximo e real.
No conceito de relação proposto por HINDE (1981, p.25) este diferencia três níveis de análise: o da interacção, o da relação propriamente dita e o da estrutura