Estudante
Linguística descritiva – Componente da Linguística que estuda os casos intrínsecos de línguas específicas, descrevendo os. Assim, fornecer dados para embasar as teorias, alimentando a Linguística teórica.
(Parte da linguística que estuda os fatos internos de línguas particulares)
Fato linguístico – de maneira bem explicita, detalhada e fria: “fato” é sinônimo de acontecimento, circunstancia; “linguístico” é “a área de estudo científico da Linguagem” (definição visualizada no dia 12/10/13, no site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lingu%C3%ADstica)
Sendo assim, é um “ocorrido da fala” quando o objetivo é somente transmitir a informação/mensagem, sem se importar com a gramática. Só pode ser conceituado e analisado dentro do sistema linguístico a que pertence, sendo que este último admite vários pontos de diferenciação, como por exemplo, regional e sociocultural, a mudança e a transformação podem ocorrer em algum ou em vários dos subsistemas que constituem uma língua, como no morfológico e semântico.
Os objetos linguísticos são divididos em:
- Objetos de língua:
- Objetos Metalinguísticos: A teoria linguística os desenvolveu para a compreensão da língua. Por exemplo: "Sujeito", que é um conceito metalinguístico que busca expor algo da língua.
4- Corpus seria um material não natural/espontâneo, mas sim, produzido.
Copurs representativo é o corpus que compete àquela área, por exemplo
(...) se a descrição incide sobre o vocabulário da informática, o resultado não será o mesmo se o corpus escolhido for um conjunto de textos técnicos(...) (MARTIN,R. , PARA ENTENDER A LINGUÍSTICA, P.23)
5- As noções de aceitabilidade e inaceitabilidade podem ser comparadas com as de sentenças gramatical e agramatical, que são distinguidas através da consciência linguística que controla a competência dos falantes e focam nas circunstancias da comunicação, pertencendo a uma análise