TRABALHO FISICA RELATORIO 1
Disciplina: Física II
Período: 3º
Professora: Fernanda Gonçalves
Nome Completo dos Acadêmicos: Nº matrícula
Caroline Teixeira Rocha C671663
Data da aula: 12/03/2015
Assunto: Execução de Movimento Harmônico Simples (MHS) com pêndulo simples.
Objetivo:
- Permitir que o aluno reconheça o movimento pendular como um caso especial de MHS;
- Verificar a dependência do período de oscilação do pêndulo simples com a massa, com o comprimento do fio e com o ângulo;
- Obter o valor da aceleração da gravidade.
Introdução:
O movimento harmônico simples (MHS) é um movimento oscilatório que podemos observar em diversas situações como por exemplo nas molas, em uma mesa oscilante, em um pendulo, que é caso do experimento que realizamos no laboratório, etc.
No MHS com o pendulo, podemos observar um movimento de oscilatório de vai e vem de um corpo com massa m, preso a um fio de comprimento L, que oscila em torno de uma posição de equilíbrio, onde podemos calcular o período e a frequência do movimento.
Com o experimento realizado, temos a intenção de observar e analisar o período das oscilações com pesos, cordas e ângulos diferentes, com a ajuda de um cronômetro digital, uma trena e um transferidor para auxiliar na medição. A fim de saber se o peso, a corda e ângulos diferentes irão interferir no período médio de cada um.
Relação de Material:
Suporte universal; 4 massas aferidas; 1 trena; cronometro digital; fio de polipropileno; 1 transferidor. Procedimentos Experimentais:
Prática 1 - Dependência da massa
Para isso, monta-se o sistema utilizando uma massa de X gramas e um fio de L centímetros. Após isso, ajusta-se o suporte na bancada do laboratório, desloca-se a massa num ângulo pequeno, com 5 centímetros de amplitude e