LEI DE HOOK
1. Objetivo: Determinar a constante elastica de uma mola usando a Lei de Hooke. “OBS”
2. Material Utilizado e Esquema Experimental:
• 01Sustentação com painel , tripé , haste , sapatas ;
• 01 mola helicoidail ;
• Conjunto de 8 masas acoplaveis de 50 g;
• 01 Gancho lastor de 07 g;
• 01Suporte inferior móvel ;
• 01 Escala milimetrica.
3. Procedimento Experimental: Este experimento iremos usar Lei de Hooke mas com a Deformamação Elástica Com o aparato experimental já montado sobre a bancada do laboratório, demos início ao experimento passo a passo, conforme descrito abaixo: “OBS”
I. Medir o comprimento da mola inicial sem deformação : ( x0)
II. Pesar o gancho lastor e as massas acoplaveis :
III. Colocar 1 massa acoplavel e medir o novo tamanho da mola . Repetimos esse procedimento com as 8 massas , em conjunto ;
IV. Fazer os calculos de deformação da mola , calculos de transformação de gramas para kilogramas , e encotrar o valor de F . Que é F=Massa * Gravidade:
V. Fazer o grafico de K por x .
4. Introdução Teórica A lei de Hooke consiste basicamente na consideração de que uma mola possui uma constante elástica k. Esta constante é obedecida até um certo limite, onde a deformação da mola em questão se torna permanente. Dentro do limite onde a lei de Hooke é válida, a mola pode ser comprimida ou elongada, retornando a uma mesma posição de equilíbrio.
F = -k.x Onde K corresponde a constante elástica da mola , uma caracteristica inerente e constante de cada mola. O sinal negatica indica o fato de que a força elástica tem sentido contratio a sua deformação x . Se K é muito grande , significa que forças de intensidade muito grandes são necessárias para esticar ou comprimir a mola .Se K é pequeno , quer dizer que a força necessária para causar uma deformação é pequena . Logo a uma dependência linear entre F e a deformação de x. Uma aplicação pratica para o experimento envolvendo a Lei de Hooke , além