lei de hook
PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO
COLEGIADO DE FISÍCA
COMPROVAÇÃO EXPERIMENTAL DA LEI DE HOOKE
MACAPÁ-AP
Agosto / 2013
Objetivo
O experimento tem como objetivo, a compreensão da lei de Hooke, de forma que possamos analisar a deformação da mola, interpretando fisicamente a sua expressão e o seu limite de validade.
2- Resultados e discussões:
Utilizamos nesse experimento os seguintes materiais: três molas helicoidais (1); um conjunto de massas acopláveis de 50g cada (2); um gancho lastro (3); um perfil universal com escala milimétrica (4) e um suporte para associações de molas (5).
Inicialmente fixamos o suporte (5) na escala milimétrica, em seguida associamos a mola ao suporte, considerando a posição de equilíbrio de todas as molas em e colocamos o gancho lastro com as massas suspenso na mola, deslocando assim a mola da sua posição de equilíbrio inicial. Mas visto que no sistema SI forças é dada em , necessitamos converter a posição de para , sendo sua posição inicial dada . A figura abaixo ilustra o conjunto montado:
Para completarmos as tabelas (seguem em anexo abaixo), utilizaremos as expressões que descrevem a dinâmica de um sistema massa-mola. Como decorre abaixo.
A força elástica é uma força restauradora, sendo diretamente proporcional ao deslocamento sofrido pela mola e sempre oposta a esse deslocamento. .............. (1)
Onde:
Para um sistema massa mola suspenso verticalmente, como ilustrado na figura da montagem. Podemos concluir que no equilíbrio o modulo da força elástica é igual ao modulo da peso:
....... (2) ........ (3)
A partir da equação (3), podemos obter a constante elástica da mola:
.......(4)
Acrescentamos as massas no gancho lastro de acordo com a resistência elástica de cada mola, observando a deformações sofridas pelas molas pra cada