Lei do Hook
1. Objetivo
Esse experimento tem como objetivo que os alunos realizem o tratamento estatístico dos dados coletados no laboratório e compare o seu comportamento com uma lei física, a Lei de Hooke, a partir do gráfico Força versus Elongação que deve ser construindo usando o MMQ (método dos mínimos quadrados) encontrando a melhor reta que se ajuste aos dados e extrair do mesma todas as informações físicas relevantes para os arranjos experimentais em estudo.
Eles também devem identificar qual o(s) objetivo(s) do experimento e preparar um relatório seguindo as especificações pré-estabelecidas.
2. Materiais Utilizados
Materiais necessários para a realização do experimento:
Molas com uma ou mais características diferentes: material, diâmetro do fio ou diâmetro do enrolamento.
Suporte para mola com tripé e escala graduada.
Supor de massas
Massas
3. Roteiro Experimental
Etapa 1 – Molas Diferentes
A Figura 1 que ilustra o procedimento das etapas i, ii e a iv.
Figura Esquema ilustrativa para facilitar o entendimento do procedimento experimental proposto.
i. Coloque uma mola suspensa e, sem nenhuma força externa aplicada, determine a posição da extremidade da mola na escala e defina como seu . ii. Pendure o porta-peso, cuja massa deve ser conhecida, e anote o valor da deformação da mola ( na Figura 1). iii. Refaça o procedimento ii mais três vezes. iv. Complete a tabela medindo as deformações causadas por mais 5 valores diferentes de massa, colocados no porta pesos, repetindo o procedimento 3 vezes para cada caso, respeitando sempre o limite elástico da mola.
v. Ao retirar as massas, observe se a posição da extremidade da mola está sem deformação, ou seja, se sofreu alguma variação. vi. Repita o procedimento anterior para a segunda mola.
Etapa 2 – Molas em Séries e em Paralelo
Na Figura 2 está esquematizada a montagem do sistema de mola em série, Figura 2a, e em paralelo, Figura 2b. Para cada arranjo ilustrado deve-se repetir o