arquitetura
O conhecimento científico surgiu a partir das preocupações humanas cotidianas e esse procedimento é consequente do bom senso organizado e sistemático. O conhecimento científico transcende o imediatamente vivido e observado, buscando a formulação de paradigmas. O conhecimento científico, considerado como um conhecimento superior exige a utilização de métodos, processos, técnicas especiais para a análise, compreensão e intervenção na realidade. A abstração e a prática hão de ser dominadas por quem pretende trabalhar cientificamente.
O conhecimento científico surgiu a partir da curiosidade do ser humano de entender como as coisas funcionam, ao invés de simplesmente aceita-las sem questionamento. Através desse conhecimento pode-se criar leis, teorias, que ajudam a esclarecer varias coisas, como fenômenos naturais, fatos, entre outros. Porém, essas teorias podem ser criticadas, questionadas e submetidas testes que dirão se elas procedem ou não. Essa atividade prática possibilitou desenvolver ainda mais o pensamento. Algumas ciências só foram possíveis devido o inicio dessas atividades, por exemplo a mecânica, a óptica, a geometria, a química e tantas outras.
Este conhecimento se bem usado é muito útil para humanidade, porém se usado de maneira incorreta pode gerar muitas catástrofes para o ser humano e tudo ao seu redor. No século passado, por exemplo, descobrimos o real poder de uma bomba nuclear, que foi um enorme avanço em nossa ciência, e se não usado para “o bem”, pode destruir totalmente o mundo que vivemos. Outro fato também foram as teorias provadas através de observações astronômicas, uma área muito questionada na época, pois contrariavam princípios sobre nosso universo.