Fen Menos F Sicos Nos Esportes
O ramo de engenharia dos tempos atuais não envolvem apenas projetos de construções de prédios, motores, bobinas ou algo do gênero que caracteriza um tipo de engenharia. Seguindo a origem do termo “engenharia”, aplicamos conhecimentos científicos em uma invenção e também aperfeiçoamos algum projeto, até mesmo os projetos de esportes onde são necessárias evoluções constantes de equipamento e desempenho dos atletas. Nos esportes em sua maioria, percebemos fenômenos físicos conhecidos como força, mas também a aparição da aerodinâmica nos esportes mais simples como o futebol e projetos mais complexos como o automobilismo, Podemos citar aqui os principais fenômenos físicos:
Força – Capaz de remover o objeto da inércia ou realizar uma deformação. É muito estudada a força de atrito, gravitacional e centrífuga nos esportes para determinar um bom módulo de chute ou arremesso.
Pressão – Grandeza escalar que mensura a ação de uma ou mais forças em um determinado espaço. Verifica-se pressão atmosférica e também pressão no interior de um objeto, por exemplo, um jogo nas altitudes das cordilheira dos Andes e uma compressão de ar do turbo para o motor.
Aerodinâmica – Estudo do movimento dos fluidos gasosos. É de suma importância o estudo de suas leis e efeitos nos esportes em geral, por exemplo, um chute em que a trajetória da bola faz alguma curva ou um projeto de construção de chassi para altas velocidades.
Percebemos que até nos esportes, a física e a engenharia caminham lado a lado com o objetivo de melhorar ou evoluir as categorias dos desportos.