Definições cc
Comunicação Comunitária - 279
Adriana Dall'Agnol, Mariana Duarte
Marina Rosa, Vanessa Carvalho
Definições
Sindicato: O sindicato é uma associação que reúne pessoas de um mesmo segmento econômico ou trabalhista. Por exemplo, existem sindicatos de trabalhadores (carteiros, metalúrgicos, professores, médicos, etc) e também de empresários (conhecidos como sindicatos patronais).
Associação: é uma organização que resulta da união entre duas ou mais pessoas, com personalidade física ou jurídica, que buscam um mesmo objetivo. Se sustenta por contribuições financeiras espontâneas, na maioria dos casos sem fins lucrativos.
Federação: 1. Forma de organização política e econômica, segundo a qual vários estados se associam sob um governo central, mantendo no entanto uma certa autonomia. 2. Sociedades, sindicatos, grupos desportivos, etc. se reúnem para promover objetivos comuns.
Confederação: Confederação é a união de Estados soberanos que se submetem a um poder central, não perdendo a sua soberania, ou seja, possuem suas próprias leis. Constituída e regulada por tratados, formam-se para tratar de assuntos importantes, como defesa, relações exteriores, comércio, união monetária, etc. Geralmente as confederações são governadas por uma assembleia dos Estados confederados, seguem os mesmos direitos e deveres e as decisões tomadas são por unanimidade.
Partido Político: o Partido político é uma associação que visa a um fim deliberado, constituem uma organização (instituição dotada de regras próprias), criada com intuito de permanência (continuidade ao tempo), formada por pessoas (eleitores) que, comungando de uma mesma ideologia, pretendem tomar legalmente o poder político governamental.
Poder Público: O Brasil é uma República Federativa Presidencialista, formada pela união dos estados, Distrito Federal e municípios. Sua estrutura político-administrativa é dividida em três poderes harmônicos e independentes entre si: Executivo, Legislativo e Judiciário.
Executivo