DEFINIÇÃO DE MARKEING
Transformação é isso que o imaginário trouxe para este pequeno vilarejo é isso precisamos para o mundo educacional, a mesmice limita o ser humano, o novo precisa de espaço para nos envolver, vivemos numa sociedade limitada e nostálgica, sem inovações e o pior é ter o medo do novo .
De acordo Marcos Cobra (1997), descreve que historicamente a transição da economia de produção à economia de consumo processou-se por meio do marketing. Desde os primórdios da revolução industrial a produção em massa encontrou a chamada economia de escala na fabricação. A partir desse momento surgiu o dilema: como compatibilizar a capacidade de produção com a capacidade de consumo e vice-versa? Quais mercados existem e para quais produtos e serviços? Até a década de 50 a oferta de produtos e serviços era de modo geral bastante inferior a procura. Eram tempos em que a grande ênfase das empresas produtoras de bens e serviços estava na ampliação da produção sem existir maiores preocupações com a qualidade daquilo que se oferecia ao mercado. Em 1960, a AMA (American Marketing Association) definia marketing como: “Desempenho das atividades de negócios que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor ou utilizador”, Marcos Cobra, (1997, p.23).
Era preciso criar mercados por meio de um trabalho concesioso e sistemático. Acima de tudo, era preciso focar continuamente na criação de um poder de compra massificado, e claro. Inspirados nesses conceitos os primeiros profissionais de marketing