Definição de jogos
Jogo deriva do latim ‘’jocus’’, significa brincadeira e divertimento. O jogo além de ser uma atividade física ou intelectual é um sistema de regras que define vencedor ( s) ou perdedor (s). Geralmente são dotados de poucas regras e há uma definição de início e fim.
Os jogos são muito utilizados para fins educacionais, onde as crianças aprendem sobre respeito às regras e também entram no sentimento de disputa e aprendem que sempre haverá um perdedor.
Há registros da presença dos jogos na humanidade desde 2.600 a.C. na Pré-história. Era como uma forma de lazer, também de representar as atividades cotidianas, passado de geração para geração como uma herança cultural . Na atualidade o jogo apresenta inúmeras funções, entre elas: instrumento educativo, forma de expressar sentimentos e emoções além é claro do lazer.
Alguns filósofos como Lwduig Wittgenstein, Johan Huizinga tentaram criar uma definição para jogo. Wittgenstein afirmou que os jogos apresentam um conjunto de características compartilháveis dentro de muitas definições. Johan Huizinga escreveu um livro onde argumentava que o jogo é tão essencial quanto o raciocínio e a fabricação de objetos, ou uma atividade voluntária delimitada por limite e espaço, onde as regras são obrigatórias, acompanhado de sentimentos como alegria e tensão.
Os jogos estão inseridos dentro da cultura humana desde sempre, e vão muito além da diversão e de passar o tempo, mas um exercício de liberdade com ou sem estruturas, um importante instrumento na educação. Podem ser capazes de contribuir com o desenvolvimento das habilidades práticas, físicas e psicológicas do