Manual Game 3000
SIMULAÇÃO
DE GESTÃO EMPRESARIAL
JOGO DE EMPRESAS
GAME 3000
PROF. MARCELO JOHNSSON
GAME 3000
O QUE É UM JOGO DE EMPRESAS?
Um Jogo de Empresas é uma metodologia que possibilita, através da simulação, uma analogia entre o Jogo e a realidade Empresarial. Em todo Jogo de Empresas há a montagem de um cenário para o qual os participantes recebem desafios semelhantes ao do seu dia a dia, são informados das regras que definem o que é permitido e o que é proibido, o tempo de duração, a forma de divisão das equipes e a forma de pontuação (para a definição de vencedores e perdedores). As equipes elaboram seus próprios modelos de tomada de decisões na busca dos objetivos, traçam suas metas, dividem tarefas, estabelecem lideranças e se organizam de acordo com suas habilidades e experiências. Ao final do Jogo, ou durante seu andamento, à medida que os resultados são revelados, os participantes têm a oportunidade de realizar uma avaliação do processo de decisão da equipe, detectando falhas e acertos, identificando o que deve e o que pode ser melhorado, estabelecendo analogias com o seu cotidiano e propondo mudanças. Essa metodologia de trabalho permite que os participantes tracem seus próprios planos, o que os estimula na aplicação prática do que foi aprendido.
E qual a utilidade do Jogo de Empresas ? Segundo Maria Rita Gramigna, o Jogo serve basicamente para aumentar o “pique de trabalho” das pessoas, pois todos querem ter um maior pique de trabalho.
Segundo Maria Rita, as Empresas que optaram pela estratégia dos Jogos para treinar, desenvolver, selecionar e acompanhar a performance dos seus colaboradores têm em mãos um dos instrumentos mais efetivos para isso. Além de estimular a motivação, permitem a obtenção de resultados quantitativos e qualitativos em um prazo menor do que nos métodos mais tradicionais. Os Jogos de Empresa podem ser divididos em três grupos:
Os Jogos de Comportamento são aqueles cujo tema central permite que se