Pedagogia de Paulo Freire
Pedagogia ou Andragogia: Pedagogia - Vem do grego formado por duas palavras
PAIDÒS – significa criança –
AGODÈ – significa condução
Pedagogo – em grego significa o escravo que conduzia as crianças, devendo ser de boa índole, educado e de confiança. Atualmente o termo pedagogia é utilizado para identificar o estudo e reflexões sobre a educação, e pedagogo – a pessoa capaz de executar o processo educativo.
Andragogia – Vem da mesma fonte da pedagogia, a diferença está no começo da palavra
Andrós – significa homem – logo está palavra é designada para o Homem ou mulher - processo educativo direcionada para adultos.
Grande parte das teorias do conhecimento de base psicológica, que influenciaram as ciências da educação foi baseada em pesquisas com crianças, enquanto a construção cognitiva do adulto é carente de investigação.
Lidimam (1926) realizou um estudo e identificou cinco pressupostos chave para o EJA.
1- são motivados a aprender por meio da experimentação, onde suas necessidades e interesses são satisfeitos.
2- a aprendizagem de adulto está centrado na vida (situações da vida).
3- aprender com a análise de suas experiências.
4- necessidades de ser autodirigidos, o professor precisa interagir no processo de investigação.
5- necessário respeitar as diferenças individuais de acordo com a idade.
Neste quadro surge Paulo Freire, que sistematizou, um método de alfabetização que tinha o adulto como centro de discussão, por meio de sua obra mais famosa “Pedagogia do oprimido”.
A primeira experiência de alfabetização por Paulo Freire, às 40 horas de Angico, onde alfabetizou 300 cortadores de cana em 40 horas aula sem cartilha. Para Paulo Freire o diálogo é o elemento chave onde o professor e o aluno seja atuante, por meio de o diálogo processa a conscientização. O objetivo central do método Paulo Freire é promover a Alfabetização pela conscientização a cerca dos problemas do cotidiano.
O método