Liderança cristã
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Curso de Pós-graduação em Educação Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes
Projeto de Dissertação de Mestrado em Educação
A influência da implantação das salas ambientais de informática nas escolas públicas
Tony Eudes Romeira
Maringá-Pr, novembro 2004 1.INTRODUÇÃO A educação caminha a passos largos, ampliando o conhecimento humano e valorizando o capital intelectual, fato este que está levando os mesmos a uma contextualização do futuro.
Surge um novo paradigma educacional, transformando a escola num ambiente criado para uma aprendizagem rica em recursos didáticos. Neste cenário surge o aluno diante da construção do conhecimento através da mediação do professor, transformando o saber ensinar em saber aprender.
A informática está entrando na educação pela necessidade de se transpor as fronteiras do educar convencional. Colocar-se como educador deste processo informatizado é conscientizar-se da importância do seu papel, sabedor de que não é ele quem deve indicar o que é próprio de cada educando.
A introdução do computador no ambiente escolar é hoje uma necessidade para o crescimento de uma nova pedagogia inovadora assentada na susceptibilidade de educadores propensos a didáticas renovadas.
O educando é antes de tudo o fim, para quem se aplica o desenvolvimento das práticas educativas, construindo seu conhecimento, através da interatividade com o ambiente de aprendizado. O envolvimento do aluno no processo de aprendizagem é fundamental. Para isto a escola deve propiciar ao aluno encontrar sentido e funcionalidade naquilo que constitui o foco dos estudos em cada situação da sala de aula. Esta forma de aprender contextualizada é que permite ao aluno relacionar aspectos presentes da vida pessoal, social e cultural, mobilizando as competências cognitivas e emocionais já