DEFINIÇÃO DE GRUPO
Desde tempos mais remotos a vida em sociedade é própria da natureza humana, então é impossível entender o comportamento humano sem compreender a importância dos grupos na vida dos indivíduos, pois desde o nascimento já fazemos parte de um grupo e com o passar do tempo somos inseridos em outros grupos na busca constante por uma identidade individual, grupal e social.
Os grupos são de extrema importância na vida dos seres humanos, pois através deles entendemos os fatos do cotidiano e a nós mesmos, assim sentimos pertencentes há determinados grupos, formam-se vínculos.
O conceito de grupo é muito complexo, para o senso comum grupo é a reunião de pessoas com um fim comum, dessa forma as pessoas no transporte público seriam consideradas um grupo. Contudo, grupo não pode ser confundido com agrupamento de pessoas, grupo vai além da aglomeração de sujeitos, pois formam indivíduos interdependentes e interagem com outros e têm objetivos em comum.
Segundo Zimerman (2000) um conjunto de pessoas forma um grupo e sua relação com subgrupos constitui uma comunidade, sendo que as interações desses sujeitos das comunidades dão surgimento ao que denominamos de sociedade. Então se entende que em cada parte da sociedade existem diferentes grupos sejam eles de duas ou mais pessoas, uma turma de amigos ou até mesmo uma gangue.
Como vimos são várias as definições de grupos, não existe uma definição exata, existem diversas formam de enxergar os grupos, mas há algo em comum a todos eles que é a interdependência sendo considerada a característica primordial, por exemplo, de grupos terapêuticos em que os membros apoiam-se uns nos outros e dividem as dores, as individualidades e encontram pessoas com os mesmos conflitos contribuindo assim no processo da cura.
Trataremos nesse trabalho como os grupos podem ser classificação e falaremos sobre grupos terapêuticos para adolescentes, mas antes precisamos compreender o que é ser adolescente.