Definição de atitudes e papéis sociais e a relação entre organização, instituição e grupo
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E A DISTÂNCIA-NECAD
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCENTE: CLAUDETE MORAES PIMENTEL
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL
1ª AVALIAÇÃO
Belém/PA
2013
1ª AVALIAÇÃO
1) De acordo com a Psicologia Social o que são atitudes? Comente e dê exemplos (3,0 pts).
A partir de observações realizadas no decorrer de nossa vida no meio social, organizamos informações relacionadas a traços emotivos (positivos e negativos), no qual reagimos de forma favorável ou contrária as relações pessoais ou situações presentes ao meio social, elas apresentam forte carga emocional, predispondo o indivíduo a ações, ou seja, a comportamentos que damos a denominação de atitudes. Porém para a psicologia social nós não tomamos atitudes (ação, comportamento) e sim a desenvolvemos (crenças, valores, opiniões) em relação ao meio em que vivemos.
As atitudes nos proporcionam alguma regularidade em nossa relação com o meio, em atitudes positivas ou negativas a determinados objetos ou pessoas, sendo que seus componentes: informação, afeto e predisposição para a ação tendem a serem indicadores de comportamento. No entanto, não existe facilidade em prever comportamentos a partir do conhecimento de atitudes, pois ele é o resultado da situação conhecida e de diversas atitudes mobilizadas em determinada situação.
Então como exemplo: se estamos atrasados para um compromisso e encontramos alguém conhecido existe a possibilidade de não haver um comportamento favorável, pois a situação apresenta outros elementos que modificam o comportamento esperado para a situação. Porém se somos apresentados a pessoas que apresentam os mesmos interesses, ou algum tipo de afinidade pessoal ou profissional é de se esperar que nosso comportamento em relação a essa pessoa seja “favorável” a ponto de