Resumo bleger
Institucional
Acadêmicos: Ana Cláudia Zang
Denise Rosa
Franciele Baccarin
Mariana S.
Mayara Rodrigues
Monica Knob
Natalia Moura
Rafaela Pedot
Regina Ampese
Tagla Drey
Tiana Cadini
Virginia Vivan
William D.
Prática.
José Bleger (1922-1972)
Psiquiatra e psicanalista argentino, Marxista e militante comunista. Histórico
• Desde a década de 60, José Bleger torna-se um autor conhecido por nós, por seus trabalhos sobre a psicanálise, psicologia, grupos e Instituições.
• Sua marca está, sobretudo, na proposta de uma atuação profissional que extrapola os limites do consultório e lida com a saúde mental ou com a psico-higiene nos grupos e nas atividades de vida diária
Algumas ideias...
• As qualidades de qualquer objeto são sempre relacionais, derivam das condições e das relações nas quais se acha cada objeto em cada momento.
• Investigação cientifica = se torna possível pela transferência e pela contratransferência.
• A subjetividade atravessa todo conhecimento, quanto maior for a identificação do sujeito com aquilo que se propõe a aprender, é despertada a superação e a incorporação simbólica como conteúdo intelectual.
Sua proposta...
É fazer a Psicologia sair dos consultórios e dos limites terapêuticos para abarcar a realidade cotidiana, e se esse trajeto deve ser científico, a função social do psicólogo será sempre traçada como uma intervenção investigadora.
Psicologia Institucional segundo Bleger
“Esta publicação continua o propósito fundamental de criar infiltração, atraindo a atenção dos psicólogos para enfoques menos limitados – ou mais amplos – que permitam sua melhor situação social, um cumprimento mais eficaz de seu papel profissional ou técnico de psicologia, voltando seu trabalho para atividades sociais de maior envergadura, transcendência e significação.”
- Assim é que Bleger inicia sua fala sobre a Psicologia Institucional que para ele é uma forma de intervenção psicológica com significação social e por ser um terreno novo, exigirá uma