Escola delfim moreira
O Grupo Escolar Delfim Moreira, justificou-se neste trabalho porque iniciou suas atividades em 1908 – tendo sido,assim, uma das primeiras escolas públicas agrupadas da região, cujo propósito era atender à gratuidade, à publicidade e à laicidade do ensino – e se encontra em funcionamento até os dias atuais.
O Grupo Escolar Delfim Moreira procurou dar visibilidade ao projeto republicano de educação moderna no que diz respeito à organização do currículo, do tempo e do espaço escolares, na importância dada à disciplina como importante formação para os valores humanos.O espaço de transição do velho modelo para o novo ficou evidente nas práticas cotidianas que permitiram desvelar como se deu esse espaço. A definição do espaço destinado às diversas atividades era outorgada pelas instruções metodológicas no que diz respeito ao tempo destinados às aulas e à organização do espaço, tanto na sala de aula quanto no pátio da escolar, visando à diferenciação da escola em relação à rua e à casa do aluno.
Contudo, os alunos também estabeleciam os espaços diferenciados entre si, o que consolida-se na submissão dos modelos a ajustes, combinações ou resistências.
INTRODUÇÃO
No território brasileiro os grupos escolares foram criados inicialmente no Estado de São Paulo em 1893, enquanto uma proposta de reunião de escolas isoladas agrupadas segundo a proximidade entre elas. Os grupos escolares foram responsáveis por um novo modelo de organização escolar no início da República, a qual reunia as principais características da escola graduada, um modelo utilizado no final do século XIX em diversos países da Europa e nos Estados Unidos para possibilitar a implantação da educação popular.
Os grupos escolares constituíram um fenômeno tipicamente urbano, já que no meio rural ainda predominou as escolas isoladas por muito tempo. O Grupo Escolar foi uma escola eficiente para a seleção e a formação das elites. A questão do ensino para as massas populares só esteve presente na reforma