Gestão financeira
O gestor financeiro recebe a função de viabilizar as estratégias empresariais definidas pela alta diretoria executiva, de modo a gerir o capital da empresa e captar novos recursos para que seja possível realizar as ações definidas pela alta diretoria. Pode-se definir também que o objetivo do gestor financeiro é aumentar o valor do patrimônio líquido da empresa, por meio da geração de lucro líquido, decorrente das atividades operacionais da empresa.
Dentre os principais atividades do gestor financeiro tem-se: - Aquisição de fundos: que são os financiadores estruturais e inventores. Captação de recursos interno e externo - Distribuição de Fundos: execução de operações e relação com investidores - Planejamento Econômico e Financeiro: apoio as decisões e ações estratégicas da empresa. - Controle de Recursos: contas a pagar e receber. -
2. O que significam ativos reais e ativos financeiros? Ativos reais são os investimentos que a empresa utiliza para efetuar suas operações. Pode-se citar como exemplo o capital de giro para manutenção das atividades, os estoques operacionais, e por último a base técnica dos colaboradores. Ativos financeiros é um valor mobiliário que representa direitos sobre ativos reais que podem ser tangíveis (edifícios e equipamentos) ou intangíveis (conhecimentos tecnológicos, marcas, patentes), ou títulos representativos de parte patrimonial ou dívida (acções, dinheiro, letra de câmbio, etc).
3. Quais os elementos que explicam a interdependência da empresa e os mercados financeiros? As empresas dependem de recursos, entre eles recursos financeiros que são os fundos, para atingir os resultados planejados. Conforme descrito acima (resposta da questão 1), esses fundos podem ser levantados internamente e externamente. Há uma dependência de captação em mercados financeiros para o levantamento de capital externo.
Os mercados financeiros se dedicam a centralizar