Motivacao e psicologia
Desde os tempos remotos a sociedade depara-se com grandes dificuldades em diferenciar três conceitos sociais, os grupos, as organizações e as instituições. Ela tem visto esses três conceitos como um só e com a mesma significação e mesma contextualização, mas com varias pesquisas realizadas constatamos que elas diferem em todos os aspectos mas que se relacionam entre ela. E neste âmbito que introduzimos ao estudo dos três conceitos para podermos perceber ate que ponto podemos vê-las da mesma forma ou diferentes formas, tentando perceber quis os conceitos de cada e também a relação existente entre eles, tendo em conta os pontos de convergência e de divergência.
1.1.Objectivo geral
Falar dos grupos, organização e instituição
1.2.Objectivos Específicos
Identificar o conceito de grupo, organização e instituição
Descrever as características de cada conceito acima citado
Identificar as diferencas e relacoes existentes entre os tres conceitos
1.3.Metodologia
A realização do presente trabalho recorreu a consulta literária que debruça-se do tema em questão, para o seu maior apreço o trabalho conta com um serie de citações ao longo do seu desenvolvimento.
2.Grupo, Organizacoes e Instituicoes
2.1.Conceito de grupo
Por grupo entende-se o conjunto de pessoas que são reunidas para estudar, trabalhar, jogar, etc. De acordo com vários autores, o conceito de grupo pode ser abordado em termos de percepção, motivação, ou interacção.
Ferreira et al. (1996) definem grupo como um conjunto de pessoas interdependentes que procuram alcançar um objectivo em comum, e que se vêem a si próprios como fazendo parte de um grupo. Esta definição aponta que um conjunto de pessoas formará um grupo apenas se estas interagem com vista a um objectivo comum e além disso existe a percepção mútua de pertença ao grupo “auto – percepção de identidade do grupo”. Para Marques (1996), uma das definições que acentua este aspecto de interdependência é a de se