Ciências biológicas
Conhecendo o Universo
Prof. Rodrigo Giovanetti rodrigo.giovanetti@yahoo.com
A galáxia em que vivemos
Para que esta imagem pudesse virar realidade, a fotografia da Terra junto com a Lua, o ser humano teve que fazer uma revolução tecnológica. Somente no ano de 1969, começamos a realizar um antigo sonho, explorar o universo. E o primeiro passo foi chegar ao astro mais perto de nós, a Lua. Como vivemos de desafios, e com uma eterna vontade de conhecer ainda mais do que já sabemos, nossas buscas continuam.
O planeta Terra com o satélite que gira em torno de si, a Lua.
Uma pergunta permanece em nossas mentes, será que estamos sozinhos no universo? E para que tenhamos esta resposta, temos que conhecê-lo melhor. Até o momento, dentro do conhecimento que obtivemos, sabemos que ao nosso redor, em nossa galáxia, somente a Terra teve a capacidade de desenvolver a vida, por uma série de características especiais que foram adquiridas ao longo da evolução do planeta, tais como água, formação de uma atmosfera respirável, entre outras. Estudos publicados recentemente em 2007, pelo departamento de astronomia da Universidade da Califórnia, da cidade de Berkeley, relatam que pode haver inúmeros planetas fora de nossa galáxia com vida.
A Agência Espacial Americana, a Nasa, divulgou em 2010, dados sobre uma bactéria encontrada no estado da Califórnia, que tem em sua composição química essencial um elemento diferente. Até hoje pensava-se que os seres vivos tinham que ter basicamente nitrogênio (N), oxigênio (O), carbono (C), fósforo (P), potássio (K) e enxofre (S). Esta bactéria substituiu o fósforo (P) pelo arsênico (As), um elemento químico letal, até em pequenas doses. Tal descoberta abre um mundo de possibilidades, pois podem existir milhões de seres vivos por aí, com sua composição diferente do que pensávamos que era necessário para vida, inclusive em outros planetas.
O que