Definição da Reação de Neutralização e a formação de Sais.
O sal foi e é realmente muito importante, mas quando usamos essa palavra na química não estamos nos referindo a esse conhecido sal que você tanto usa no dia-a-dia. Em química, chamamos de sais compostos que podem ser agrupados por apresentarem um comportamento semelhente entre si, como as bases e os ácidos. Portanto, a partir de agora, você passará a entender que sal é o nome de uma função inorgânica que agrupa uma série de compostos, entre eles o sal de cozinha ou cloreto de sódio.
Visto isso, vamos entender que características definem alguns compostos inorgânicos como sais.
• Conceito teórico de sal:
Segundo Arrhenius, sal é todo composto iônico que possui um cátion proveniente de uma base e um ânion proveniente de um ácido.
• Conceito prático de sal:
Sal é todo composto formado, juntamente com a água, a partir de uma reação entre uma base e um ácido.
Exemplo: cloreto de sódio ou sal de cozinha.
Se adicionarmos a uma solução de hidróxido de sódio (soda cáustica) o indicador fenolftaleína, vamos observar que a coloração da solução ficará avermelhada. Ao adicionarmos a esta solução avermelhada um pouco de vinagre, a solução ficará incolor. O que ocorreu nesse experimento foi uma reação de neutralização. O vinagre, meio ácido, ao ser adicionado à solução de hidróxido de sódio, meio básico, neutralizou-o.
Vamos ver como isso acontece, mas, antes, alguns conceitos de Arrhenius serão importantes para você compreender como a reação de neutralização ocorre:
1. Ácidos são compostos moleculares, ou seja, covalentes, que, em solução aquosa, se ionizam. Sendo assim, o ácido acético (CH3COOH) do vinagre ioniza-se em presença de água fomando os íons H+ e CH3COO-.
2. Bases são compostos iônicos que, em solução aquosa, se dissociam. Dessa forma, o hidróxido de sódio (NaOH) em pesença da água dissocia-se formando os íons Na+ e OH-.
2 – Definição de Solubilidade dos Sais.
Primeiramente