CONTROLADORIA
Será exercida pelo Congresso Nacio¬nal, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder
2. Qual o poder que tem a função de legislar e fiscalizar a aplicação de recursos estatais?
Cabe ao Poder Legislativo, no regime democrático, a função de legislar e fiscalizar a aplicação dos recursos públicos estatais.
3. O que abrange o controle parlamentar da administração pública?
O controle parlamentar na administração pública abrange controle parlamentar direto e o controle parlamentar indireto. O controle externo é uma parte do controle parlamentar indireto tratado no artigo 70 da Constituição Federal de 1988.
4. Qual o tipo de controle no Brasil?
No Brasil, desde a vigência do Decreto-Lei n. 200/67, prevalece o tipo centralizado em que o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento exercem o comando do controle interno, da gestão orçamentária e da contabilidade consolidada da União.
5. Descreva os meios necessários para compor um Controle Externo eficiente?
Definir os pontos de controle e os respectivos procedimentos a seguir, no momento da fiscalização orçamentária, depende, portanto, do conhecimento técnico e do domínio do fluxo contábil envolvido. Além disso, a delimitação de períodos para a prestação de contas, a obediência diante de normas constitucionais e a percepção de dimensão temporal dos mandatos populares, plano de governo, plano diretor e pactos sociodemocráticos e promessas documentadas das coligações partidárias existentes são meios necessários para compor um controle externo eficiente.
6. Através da fiscalização exercida pelo Controles Interno e Externo, o quê se consegue identificar?
Se consegue identificar significativos desvios e inúmeras fraudes, pois aponta robustez no enriquecimento ilícito.
7. Qual Profissional é indicado para realizar a fiscalização contábil? Porquê?
Bacharéis em Ciências Contábeis, a fiscalização contábil