Relátorio: construção de um extintor de incêndio / a esponja de aço contem ferro.
ESCOLAS DAS ENGENHARIAS E CIÊNCIAS EXATAS
CAMPUS MOSSORÓ
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
DICIPLINA QUIMICA GERAL E EXPERIMENTAL
RELÁTORIO: Construção de um extintor de incêndio / A esponja de aço contem ferro.
MOSSORÓ-RN
ABRIL/2012
Daniel Pereira de Brito
Gabriel Souza Bessa
Harrison Dyogo de Morais Torres
Marcos Vinícius de Lima Maia
Rogê Girardí Drachler
Thiago Douglas da Costa
RELÁTORIO: Construção de um extintor de incêndio / A esponja de aço contem ferro.
MOSSORÓ-RN
ABRIL/2012
1. INTRODUÇÃO
Uma reação entre um ácido e uma base se trata de uma reação química denominada de neutralização, pois através desta forma-se como produtos finais sal e água.
Existem diversos conceitos sobre acido e base, sendo que os considerados mais relevantes para o nosso atual contexto são as definições de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.
A definição de Arrhenius das reações ácido-base é um conceito mais simplificado que se caracteriza pelos ácidos de Arrhenius que se dissociam em solução aquosa formando íons hidrogênio (H+), reconhecido posteriormente como íon hidrônios. As bases de Arrhenius, por sua vez, formam ânions. Isto conduz à definição de que, nas reações ácido-base de Arrhenius, se forma um sal e água a partir da reação entre um ácido e uma base. Em outras palavras, é uma reação de neutralização.
A definição de Bronsted-Lowry se baseia na ideia da protonação das bases através da desprotonação dos ácidos, ou seja, a capacidade dos ácidos de “doar” íons hidrogênio ás bases, que por sua vez, os “aceitam”. Diferentemente da definição de Arrhenius, a definição de Bronsted-Lowry não se refere a formação de sal e água, mais sim, a formação de ácidos conjugados e bases conjugados, produzidos pela transferência de um próton do ácido para a base.
Para Lewis as reações ácido-base são, em suma, uma generalização que compreende a definição de Bronsted-Lowry e Arrhenius. Segundo o mesmo, uma base (conhecida como base de Lewis) é aquela