Cientista
1- Por que adiciona água oxigenada?
Quando foi usado apenas água destilada no Erlenmeyer 1, observou-se que a reação se deu de um modo mais lento, pois o material continuou bem preservado considerando o tempo de adição da água destilada, no entanto apresentava um lento processo de corrosão.
Já no Elernmeyer 2, quando foi adicionado ácido cítrico (que induz a quebra do carbono no aço, visto que este é formado por ferro e carbono) e água oxigenada, observou-se que a reação se dava de maneira acelerada devido a alta concentração de oxigênio que combinada com o ferro formou o óxido férrico dessa forma induzindo uma corrosão em tempo real.
2- Qual a diferença entre os íons de ferro existentes?
Em água destilada, observou-se uma pequena alteração na coloração, devido a um lento processo de dissolução de íons de ferro, promovido pela pequena quantidade de oxigênio presente na água. Já na presença do ácido cítrico ocorre a dissolução de íons ferro. Com a adição da água oxigenada (H2O2), os íons ferro passam para íons Fe3+ o que foi mostrado pela coloração amarela, na reação. Quando adicionado a solução de hidróxido de sódio, passou a ter uma tonalidade avermelhada, pois os íons Fe3+ passou a hidróxido de ferro.
3- Quais materiais são mais resistentes que o ferro. Apresente-os demonstrando a organização química.
Aço, que é composto por ferro e carbono, podendo variar de acordo com a percentagem de composição de materiais, vindo a da origem a outros materiais também mais resistentes que o ferro, como o Aço inoxidável (que é composto por uma liga de Níquel, Cromo ou molibdênio adicionado ao aço), processo de galvanização que é um processo de revestimento de metal por eletrolisei (Cromo, Níquel, Zinco e Estanho) ou pinturas. E o alumínio que é um material mais estável que o ferro.
Relatório de aula pratica: Construindo um extintor de incêndio?
1 – Qual a composição química de cada tipo de