Cientistas
Luiz Eduardo Ricon
Introdução
Este trabalho relata um exercício de pesquisa onde se buscou identificar e analisar as representações sociais contidas na figura dos cientistas, conforme expressas nos discursos e produções de um grupo de crianças e em articulação com personagens de desenhos animados de grande audiência e que possuem, entre seus protagonistas, figuras identificadas claramente como cientistas.
Os dados para esta pesquisa foram colhidos de três fontes distintas:
•A
primeira foi um grupo focal1 de 10 crianças de ambos os sexos (com predominância masculina), entre 04 e 11 anos, moradores de um subúrbio do Rio de Janeiro, alunos
1
O grupo focal (ou focus group), que MINAYO, Assis, Souza et al (1999: 23) definem como "uma técnica de entrevista, direcionada a um grupo que é selecionado pelo pesquisador a partir de determinadas características identitárias, visando obter informações qualitativas", ocupa uma posição intermediária entre a observação participante e as entrevistas em profundidade e, segundo VEIGA e Gondin (2001), pode ser caracterizado também como um recurso para compreender o processo de construção das percepções, atitudes e representações sociais de grupos humanos. Por essas características, o grupo focal foi escolhido como o instrumento primário de coleta de dados dessa pesquisa.
de escolas particulares e oriundas das camadas médias (portanto com acesso a TV por assinatura, vídeo-cassete, DVD, videogames, internet etc). A maioria delas vive em casas e já se conhecia, seja por laços de família, de amizade e/ou escolares. Esta foi a fonte primária, sendo as demais utilizadas como apoio e subsídio para a análise dos dados obtidos a partir do discurso e da produção das crianças.
•A
segunda fonte foram desenhos animados, exibidos por canais e programas direcionados ao público infantil. Foram analisados episódios das séries “Laboratório de Dexter”,