Engenharia
CAPÍTULO: 3. Tratamento de Águas de Abastecimento Público
ITENS: 3.1. Visão Geral dos Processos de Tratamento de Água. 3.2. Concepção de Estações de Tratamento de Água (ETA's).
PARTE A - Leia os seguintes textos:
DI BERNARDO, L. (1993) Métodos e Técnicas de Tratamento de Água, Volume I, ABES - Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, Rio de Janeiro, Brasil, Capítulo 3 - Tecnologias de Tratamento, pp. 48-68.
ABNT (1989) NB-592 - Projeto de estação de tratamento de água para abastecimento público. ABNT, Brasil.
Texto Alternativo de Suporte:
AZEVEDO NETTO, J. M. et al. (1979) Técnica de Abastecimento e Tratamento de Água. Volume 2, 2a. edição revisada, CETESB - Cia. Estadual de Tecnologia de Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente, São Paulo, Brasil. Capítulo 16: Processos Gerais de Tratamento de Água, páginas de 551 a 566.
PARTE B - Responda as seguintes questões:
1 - Quais são os principais processos de tratamento da água?
Os principais processos para tratamento da água são: Mistura rápida, floculação, sedimentação, decantação, flotação, filtração e desinfecção.
2 - Quais são os efeitos favoráveis do processo convencional de tratamento de água? (Sugestão: use a tabela do prof. Fair)
A água bruta passa por tratamento completo em ETA, dotado dos processos de floculação, decantação, filtração, correção de pH, desinfecção (cloração) e fluoretação, antes de ser distribuída à população.
Cada processo descrito acima contribui para um benefício.
A floculação, decantação e filtração retiram a turbidez, cor e possíveis odores da água, a correção do pH dispensa comentário, a desinfecção elimina organismos patogênicos e a fluoretação reduz a incidência de cáries na população.
3 - Quais são os efeitos desfavoráveis do processo convencional de tratamento de água?
É um sistema composto de Adutora, floculadores, decantadores, filtros e reservatórios e é denominado convencional