Definição da estrutura social
Definição de Estrutura Social:
Muitos autores (Radcliffe-Brown, Durkheim, Spencer, Firth, entre outros) definiram estrutura social. Firth chega a propor que no lugar de Estrutura Social seja empregado o termo Organização Social, definido como “a ordenação sistemática das relações sociais, por atos de escolha e decisão”. “No aspecto da Estrutura Social, encontramos o princípio de continuidade da sociedade; no aspecto da Organização, encontramos o princípio de variação ou mudança – permitindo as avaliações de situações e aparecimento da escolha individual”.
Todavia, dois dos conceitos de Estrutura Social mais significativo são de Nadel e de Gerth e Mills. Nadel diz que “chegamos à Estrutura Social de uma sociedade pela abstração da população concreta e seu comportamento, o padrão ou rede (ou ‘sistema’) de relações predominando entre atores, em sua capacidade de desempenharem os papéis relativos uma ao outro”. Da mesma forma, Gerth e Mills dizem que o conceito de papel é “...a expressão chave em nossa definição de instituição”, e “tal como o papel é a unidade com a qual construímos nossa concepção de instituição, assim a instituição é a unidade com a qual construímos a concepção de Estrutura Social.”
PAPEL → INSTITUIÇÃO → ESTRUTURA
Por um lado, a concepção de papel (desempenhado pelos atores sociais) como elemento norteador da Estrutura Social favorece a aproximação entre, por exemplo, os estudos sociológicos e a Psicologia no estudo do comportamento social. Por outro lado, tende a provocar uma concepção demasiado individualista do comportamento social, na qual a sociedade é vista como um agregado de indivíduos relacionados apenas através do complexo sistema de papéis da sociedade como um todo, enquanto os grupos sociais dentro da sociedade são negligenciados.
Para Bottomore, o conceito de Estrutura Social mais útil lhe parece o que a define como o complexo das principais instituições e grupos na sociedade. Está, por sua vez,