uma tentativa de definição do espaço
Seu objeto de estudo, ou seja, o espaço, corre – se o grande risco de cair no erro condenado por Durkheim.
Definir a geografia ou o espaço?
Em 1925, Demartonne se referia aos laços de nossa disciplina com os demais ramos do saber. • Fazia, sobretudo alusão ás relações entre essas outras ciências e a geografia.
• Ao invés de preocupar – se com a relação entre o objeto da geografia, que é o espaço.
• Tal proposição conduz necessariamente a uma falsa interpretação.
É o correto conhecimento dos diversos aspectos dessa realidade que nos permite a um dado momento da evolução do pensamento cientifico, definir melhor cada aspecto e, paralelamente toda a realidade. Um dos geógrafos mais importantes dos Estados Unidos Hartshorn.
“A geografia devia ser definida antes pelo seu método próprio e particular de aproximação ou de enfoque do que em termos do seu objeto”.
Vários pontos de vista O geografo francês Le Lannour foi mais longe para afirmar, categoricamente, que a geografia era unicamente “um ponto de vista”. Lukermann, por exemplo, pensa que nem o conteúdo nem o método são coisas importantes e que a geografia se define pelas questões que coloca.
Se uma ciência se define por seu objeto, nem sempre a definição da disciplina leva em conta esse objeto. Este é particularmente o caso da geografia , cuja preocupação com seu objeto explicito _ o espaço social _ foi sempre deixado de lado.
A sociedade, que deve ser, finalmente, a preocupação fundamental de todo e qualquer ramo do saber humano, é uma sociedade total.
o fato de essa realidade total, que é a sociedade, não se apresentar a cada um de nós, em cada momento e em cada lugar, senão sob um ou alguns dos seus aspectos, justifica a existência de disciplinas particulares.
Em geografia, a preocupação com os princípios e as classificações fez com que fosse perdido de vista o próprio conteúdo do qual deveria preocupar – se a