historia das artes
Arte Romana (Introdução)
O presente trabalho é sobre a Arte Romana, mais concretamente falarei sobre varios “departamentos” da arte romana, entre eles: arquitetura pintura moisaico e etc. Abordarei tambem separadamente os varios aspectos de cada “departamento”.
O objetivo deste trabalho alem aprender mais sobre a história de Roma e da arte romana é conhecer como foi importante e influenciavel até nos dias de hoje.
Está organizado em 3 capítulos, no capítulo 1 será abordado a Arquitetura Romana (Arquitetura Religiosa, Arquitetura Publica e Arquitetura Privada) no capítulo 2 o Urbanismo fazendo um apanhado de vários setores da arte (Pintura, Mosaico), e por fim a conclusão.
(nº 1 – Coliseu de Roma)
(cap 1) Arquitetura Romana
A arquitectura Romana é um importante legado da civilização romana para o mundo ocidental. Embora às vezes considerada como derivada da arquitectura grega, diferenciou-se por características próprias. Alguns autores agrupam ambos estilos designando-os por arquitectura clássica.
Usaram sistemas construtivos apoiados em arco (embora pouco usados) que permitiu-lhes executar abóbadas, cúpulas e arcadas que possibilitavam um maior espaço interno.
Desenvolveram técnicas e instrumentos diferenciados de engenharia, inventando os cimbres e cofragens (armações em madeira para moldar arcos, abóbadas e cúpulas) técnicas de suporte e de embasamento estudando sistemas de força e descarga.
Da arquitectura grega, usaram colunas, frontões e entablamentos (por vezes apenas funções decorativas) e criaram as ordens toscana e compósita, eram mais exuberantes que as ordens gregas.
O génio inventivo e o sentido prático fizeram da sua arquitectura a arte mais perfeita da antiguidade.
No final do século I d.C., Roma havia superado as influências desenvolvendo criações próprias.
Arquitectura Religiosa
Desempenhou funções religiosas, políticas e sociais e encontra-se largamente