Resistores
Componente Curricular: Circuitos Resistivos
Professor: Pedro de Assis
Turma: F
Grupo: Adriano da S. Santos, Adjanilton Aguiar da Silva e Gledson F. de Lima
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
CIRCUITOS RESISTIVOS
1. Objetivos
O objetivo é a familiarização com o uso de equipamentos e instrumentos de medidas elétricas utilizados no laboratório através da medição do valor da resistência ôhmica de diversos resistores.
2. Introdução
2.1 O Resistor elétrico é o elemento físico que apresenta uma resistência ôhmica definida cuja finalidade e controlar o fluxo da corrente nos circuitos elétricos. São componentes fabricados com material condutor de alta resistividade elétrica e transformam a energia elétrica em energia térmica (efeito joule).
2.2 O código de cores é que determina o valor da resistência nominal com a sua tolerância (incerteza) através dos anéis coloridos impresso no corpo do resistor, conforme mostra a tabela. Normalmente os resistores apresentam quatro anéis coloridos.
Tabela: Código de cores de resistores elétricos
2.3 Resistor de quatro faixas
Inicia-se a leitura a partir da faixa mais próxima de uma das extremidades do resistor. Nessas condições encontramos:
Resistência nominal:
3. Aplicações
3.1 Associações de resistores: Em muitas situações práticas tem-se a necessidade de uma resistência maior que a fornecida por um único resistor. Em outros casos o resistor não suporta a intensidade da corrente que deve atravessá-lo. Nessas situações utilizam-se resistores associados entre si. Essa combinação pode ser de resistores em série, paralelos ou mistos.
3.2 O resistor equivalente: É o resultado de uma associação, ou seja, o resistor que submetido à mesma tensão da associação deixa passar uma corrente de mesma intensidade.
4. Material utilizado
-Resistores: R1=1000Ω R2=1000Ω R3=390Ω
-Multímetro digital DT-830B
-Protoboard