o que e servico social
Vicente de Paula Faleiros
Assistente social, Ph.D em Sociologia, pesquisador I-A do CNPq, professor da Universidade Católica de Brasília e colaborador da UnB — Brasília, Brasil. Coordenador do Cecria. RESUMO
Este artigo trata da concepção/definição do Serviço Social em uma perspectiva histórica e teórica, levando em conta o contexto em que foi formulada e seus pressupostos. Tem como objetivo contrapor, de forma crítica, os enunciados discursivos sobre a profissão, sem nenhum propósito evolutivo ou exaustivo. O método foi de consulta bibliográfica a livros publicados de autores que tenham servido de referência e a definições de associações profissionais. O resultado da pesquisa mostrou uma diversidade de posições a partir do funcionalismo e do marxismo, da história e das práticas de serviço social.
Palavras-chave: Serviço Social. Definição de Serviço Social. Reconceituação.
O objetivo deste artigo é o de considerar os pressupostos que historicamente foram construídos para o estabelecimento de uma definição de Serviço Social. A elucidação desses pressupostos permite analisar não as definições isoladas, mas seu contexto e sua articulação com as determinações sociais, econômicas, culturais e políticas. Não é pretensão deste estudo fazer um percurso histórico exaustivo do Serviço Social, mas da construção do discurso sobre o Serviço Social quanto a uma definição em vários contextos, a partir de sua formulação no início do século XX à primeira década do século XXI.
A construção do discurso sobre a definição do Serviço Social busca não só traduzir uma síntese enunciativa de elementos componentes do que se considera constituinte do Serviço Social, mas de articulá-lo com as determinações históricas e estruturais de sua construção e desconstrução.
Possenti e Souza-e-Silva (2008) consideram discursos constituintes aqueles que reconhecem a sua própria autoridade de definição, operando uma função na produção simbólica, tendo