Definiçoes de negociação
Negociar é um processo de comunicação, um relacionamento entre partes interessadas em satisfazer suas necessidades. Para que uma negociação seja efetiva e possa transformar um confronto em cooperação, é necessário que as partes envolvidas estejam dispostas a negociar, procurando conhecer os fatores que influenciam o processo, como os poderes associados, as informações disponíveis e o tempo envolvido.
A negociação implica na confiança das partes envolvidas, uma vez que a relação humana está presente em tudo que se diz respeito ao ato de negociar.
Portanto negociar acima de tudo não significa obter vantagens sempre e rápidas, mas sim ter a informação e a visão do presente e do futuro para que se possa alcançar o resultado almejado. Diferentes autores definiram a negociação da seguinte forma;
“Negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências, e antagonismos de interesses, ideias e posições” (WANDERLEY1988:21)
“Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais”. (JUNQUEIRA, 1995:12)
“Há dois tipos de negociação: as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; já no segundo a cooperação é igualmente e importante”. (MIRANDA, 2000:18)
“A negociação nada mais é que um jogo onde seus jogadores utilizam de técnicas para ganhar. No simples dia-a-dia ao qual temos que fazer escolhas, e onde dependendo da escolha, no final, o dia acaba turbulento”. (ROY J. LEWICHI e ALEXANDER HIAM, autores do livro MBA Compactor Estratégias de Negociação e Fechamento)
Atualmente, saber negociar tornou-se fator determinante para uma