Aula-tema três: fundamentos do microempreendedorismo e estrutura patrimonial.
1 - INTRODUÇÃO
Esse trabalho busca relatar os conhecimentos sobre área patrimonial de tal forma que, para o empreendedor, é de extrema importância conhecer os bens, saber o que é material ou imaterial, ou seja, aquilo que a pessoa pode pegar que tenha matéria física e ocupe lugar no espaço, ou que não possa pegar, que mesmo que a pessoa saiba que exista, é coisa superficial.
Direitos, todo mundo tem, de receber um salário, por exemplo. Um direito que a firma possui é de fazer empréstimos, tanto por curto, médio, ou longo prazo.
No dia-a-dia as empresas vivem de obrigações, pois, se elas não fazem dívidas, elas não adquirem patrimônio líquido, ou ativo para o seu funcionamento. Podendo também ser por curto ou longo prazo. O patrimônio líquido é tudo que é constituído ativo ou passivo. São resultados que a empresa obtém por meio de uma conta, ou bem, certo balanço no final de cada período. A empresa pode adquirir tanto lucro como prejuízo, conforme for seu resultado.
2 - ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
São de extrema importância conhecer, e saber utilizar os Bens, os Direitos, as Obrigações e o Patrimônio Líquido que compõe uma empresa.
2.1 BENS
De maneira resumida, entende-se por bens, um conjunto de coisas pertencentes a uma pessoa, uma entidade, enfim, tudo que, uma empresa tem por posse e que é capaz de satisfazer os membros dela.
Os bens classificam-se como tangíveis ou intangíveis, ou seja, corpóreos ou invisíveis.
Ainda podem ser divididos em bens materiais e bens imateriais.
2.1.1 Bens Tangíveis ou Bens Corpóreos (Bens Materiais)
São aqueles que têm forma física e podem ser tocados, sentidos. Exemplos:
Veículos, móveis, estoques de mercadorias, utensílios de escritório, etc.
2.1.2 Bens Intangíveis ou Bens Incorpóreos (Bens Imateriais)
São aqueles que, de certa forma, não constituem matéria física, por isso não podem ser tocados. Exemplos disso têm: