Definições de negociação
Uma negociação bem conduzida pode mudar totalmente uma relação, porem, uma negociação mal conduzida pode levar a uma das partes a se julgar desfavorecida e enganada. Em negociação bilateral onde as partes interagem, são flexíveis transformando essas entradas em saídas positivas chegando a uma relação ganha-ganha.
Segundo Wanderley (1998, p21) Negociação é um processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, ideias e posições.
Dentro do ramo comercial aborda-se que as dificuldades e os problemas consistem em se manter ativos no mercado, como atender e ter a satisfação do cliente para que sejam atingidas as necessidades tanto a do cliente quanto a da empresa.
Embora uma parte defina que o objetivo central é obter sempre vantagem sobre a outra parte, e ter um objetivo imediato. É preciso que sejam estabelecidos objetivos, onde para se mantiver no mercado é preciso ter um equilíbrio como um cronograma, esforços, conhecimento, processos e projetos para o negocio do seu cliente.
Para que as técnicas de negociação sejam cada vez mais elaboradas, com mais eficiência, temos que como finalidade dividir e formalizar a negociação onde acontece a vontade em comum.
Fonte: revista cientifica do itapac.01 janeiro