Diferentes definições de negociação
É vasta a literatura que trata das diferentes definições de negociação, porém, todos os autores descrevem a negociação, tendo como objetivo principal, satisfazer ambas as partes num acordo amigável que conduza a um relacionamento duradouro. De acordo com Sparks,1992: Negociar é buscar o acordo por meio do dialogo, é a forma para as pessoas minimizarem ou eliminarem suas diferenças.
A palavra negociação é de origem latina, negotiatus, que significa “cuidar dos negócios”.
Negociação é um processo de relacionamento interpessoal que ocorre quando uma pessoa deseja algo de outra.
É o processo de alcançar objetivos através de um acordo nas situações em que existam interesses comuns e conflitantes.
Um bom negociador resolve os conflitos de forma cooperativa produzindo ótimos resultados para todos. Ele se prepara muito antes, durante e depois da negociação, usa suas habilidades, suas percepções, seus princípios, sabe ouvir, é flexível e criativo, ele acredita no que esta fazendo e dizendo.
“Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa” . Já para o autor ACUFF, F.(1993, p.21): “Negociação é um processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes idéias e necessidades”.
Nas negociações onde prevalece a competição é natural que o desfecho seja de um processo de “ganha-perde”, onde uma das partes acaba prejudicada, não alcançando o objetivo desejado, tornando assim impossível outra negociação com o mesmo oponente. Quando existe a cooperação há uma compreensão das necessidades de ambos, que cooperam entre si para alcançar o objetivo proposto e a satisfação mútua gerando um processo de “ganha-ganha”. È inegável que a negociação está presente em nossas vidas a todo o momento, quer em situações do nosso cotidiano, quer em grandes decisões