Definicoes vetor
Curso: Matemática
Turno: Noturno
Definições de vetor
Segundo Steinbruch- Geometria analítica
Vetor determinado por um segmento AB é o conjunto de todos os segmentos orientados equipolentes a AB (fig. 1.4-a).
→
Se indicarmos com v este conjunto, simbolicamente poderá escrever:
→
V ={XY/XY~AB}
Onde XY é um segmento qualquer do conjunto.
O vetor determinado por AB é indicado por B – A.
Um mesmo vetor B – A é determinado por uma infinidade de segmentos orientados, chamados representantes desse vetor, e todos equipolentes entre si. Assim, um segmento determina um conjunto que é o vetor, e qualquer desses representantes determina o mesmo vetor. Portanto, com origem em cada ponto do espaço, podemos visualizar um representante de um vetor. Usando um pouco mais de capacidade de abstração, se considerar todos os infinitos segmentos orientados de origem comum, estaremos caracterizando, através de representantes, a totalidade dos vetores do espaço. Ora, cada um destes segmentos é um representante de um só vetor. Consequentemente, todos os vetores se acham representados naquele conjunto que imaginamos.
Segundo Jose Luiz Boldrini- Álgebra linear
Imagine uma força atuando sobre um corpo. Você conseguira precisa-la determinando sua intensidade e direção. Force é um exemplo típico de grandeza que será representada por um vetor. Outros exemplos são velocidade e deslocamento. Dessa forma também podemos representar soluções de sistemas de equações lineares ou de equações diferenciais.
Segundo Makron books
Existem dois tipos de grandezas: as escalares e as vetoriais. As escalares são aquelas que ficam completamente definidas por apenas um numero real (acompanhado de uma unidade adequada). Comprimento, área, volume, massa, temperatura, densidade, são exemplos de grandezas escalares. Assim, quando dizemos que uma mesa tem 3m de comprimento, que o volume de uma caixa é de 10dm³ ou que a