Custos
CONTABILIDADE
INDUSTRIAL OU CUSTOS
PROF. MANOEL Q. VALENTI
CONCEITO
A CONTABILIDADE DE CUSTOS OU CONTABILIDADE INDUSTRIAL é o ramo da Contabilidade aplicado às empresas industriais.
Quando falamos em Custo Industrial estamos nos referindo aos procedimentos contábeis e extra-contábeis processo industrial.
A movimentação do Patrimônio das empresas industriais, com exceção da área de produção, assemelha-se à que Patrimônio das empresas industriais aplicam-se os Princípios Fundamentes de Contabilidade, também utilizados para os outros tipos de empresas. Porém, o que torna a Contabilidade de Custos diferente dos demais ramos da Contabilidade são os procedimentos praticados na área de produção da empresa industrial, os quais exigem a aplicação de critérios específicos para se apurar o Custo de Fabricação.
CAMPO DE APLICAÇÃO
O Campo de aplicação da Contabilidade de Custos abrange o Patrimônio das empresas industriais.
EMPRESAS INDUSTRIAIS – é aquela cuja atividade característica se concentra na transformação de matéria-prima produção que se caracterizam pela transformação de matérias-primas em produtos industrializados. Essa é apenas a transformação que caracteriza a produção industrial; ela pode ocorrer em função da transformação, do beneficiamento, da montagem de peças e de restauração.
Indústria de transformação- a transformação das matérias-primas pode ocorrer por processo mecânico,
Térmico ou químico.
Indústrias de beneficiamento – a atividade industrial de beneficiamento é a operação que visa modificar, aperfeiçoar e até mesmo dar uma melhor aparência ao produto sem que haja transformação.
Indústrias de montagem de peças – o produto final desse tipo de indústria resulta da montagem de peças produzidas normalmente pelas indústrias de transformação.
Indústrias de restauração ou recondicionamento – são aquelas cuja atividade se concentra na recuperação de produtos