Defini O De Poder
O poder está presente em todas as relações sociais e disseminado em todas as sociedades, constituindo um fenômeno social e tendo como principal característica a capacidade ou possibilidade de atingir objetivos ou ampliar algum benefício perante outros.
Segundo Max Weber, “Poder significa toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistências, seja qual for o fundamento dessa probabilidade”. (1991)
Inspirando-se nisso, Robert Dahl elaborou uma definição considerada clássica nos estudos organizacionais: “O poder de uma pessoa A sobre uma pessoa B é a capacidade de A obter que B faça algo que não teria feito sem a intervenção de A”. (1957)
Para Crozier e Friedberg, “atuar sobre o próximo é entrar em relação com ele; e é nesta relação onde se desenvolve o poder de uma pessoa A sobre uma pessoa B”, assim “o poder é, pois, uma relação e não um atributo dos atores”. (1990)
Sendo assim, e de acordo com os autores, o poder é uma relação de força da qual um pode obter mais vantagem que o outro, mas, por outro lado, aquele depende deste que se submete.
Hoje, na dinâmica de nossa sociedade, o Estado é detentor do exercício do poder político, concentrando diversos poderes: as forças armadas e o monopólio do uso da violência; a estrutura jurídica; a cobrança de impostos; e a administração burocrática do patrimônio público. A centralização e institucionalização desses poderes caracteriza o Estado moderno.
Fontes:
http://vejasociologia.blogspot.com.br/p/o-poder-nas-organizacoes_1210.html
http://cejarj.cecierj.edu.br/Material_Versao7/Sociologia/Mod4/Sociologia_Un7_Fasc4_Mod4_ProjB_V7_Ceja_Final.pdf