Defini O De Derivadas
As aplicações das derivadas no campo da administração são:
Função Custo – C (q);
Função Custo Médio – Cme (q)==;
Função Custo Marginal – C’ (q)=;
Função Custo Médio Marginal – C'me(q)==[]´;
Função Receita – R (q) = p.q = p. f (q) se p = f (q) – equação da demanda (preço) do produto e q quantidade demandada ou ofertada;
Função Receita Marginal – R’ (q);
Função Lucro – P (q) = L (q) = π (q);
Função Lucro Marginal – P' (q) = L' (q) = π' (q);
Elasticidade da demanda – E (p);
Propensão Marginal a consumir e a poupar.
Elasticidade
Taxa de variação média:
Atravez das taxas de variações médias podemos perceber mudanças na função e podemos estabelecer a velocida com que essas mudanças ocorrem, sendo uma importante ferramenta para auxiliar em diversas situações e ciências incluindo no campo da administração, podendo obter variação de tempo gasto em determinada tarefa, tempo gasto para chegar em algum lugar entre outras tantas situações a que se pode aplicar. Essa taxa de variação média pode ser obtida em qualquer função.
Ex.: A produção de uma quantidade “q” de camisetas, estabelecemos o custo como função da quantidade produzida, então C=f(q), uma variação na quantidade produzida determina uma variação correspondente nos custos de produção, podemos definir que a taxa de variação media (taxa de variação) da variável “C” em relação a variável independente “q” é dada pala função: m=variação em “C” sobre variação em “q”
Como se trata de uma equação de 1° gral a taxa de variação média representa o coeficiente angular da reta que representa graficamente tal função. Y=f(x)=m.x+b.
Se “x” representa a variável independete, “y” sera a variação média em relação a “x”, calculada pela razão:
Taxa de variação media =
Funções marginais:
A função marginal é a derivada da função Custo, a receita marginal é a derivada da função recita e seu lucro marginal é a derivada da função lucro.
Custo de Receita:
Na produção de um determinado produto temos a função CUSTO para