Psicologia
As organizações são grupos sociais deliberadamente orientados para a realização de objetivos, que, de forma geral, se traduzem no fornecimento de produtos e serviços.
As pessoas são o principal recurso das organizações. As organizações são grupos de pessoas que usam recursos: recursos materiais, como espaço, instalações, máquinas, móveis e equipamentos, e recursos intangíveis, como tempo e conhecimentos.
Nessa linha, o grupo pode ser compreendido como constituído por pessoas com papéis interdependentes onde interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pelas demais, são orientadas para objetivos comuns e que regulam o seu comportamento por um conjunto específico de normas.
Os grupos formais são aqueles criados pela administração para desempenhar determinadas funções no âmbito da organização enquanto que os grupos informais são formados espontaneamente pela vontade dos seus membros. Com frequência, os grupos informais surgem no seio dos grupos formais e têm influência importante sobre o seu funcionamento.
Como mencionado anteriormente, as organizações são constituídas por pessoas e essas formam grupos que pela boa relação, alcançam bons resultados e assim contribuem para o sucesso da organização. Portanto é importante analisar os grupos e a sua estrutura assim como o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
Todo grupo tem regras, normas, direitos e deveres. Gradativamente, reconhece-se o poder exercido, os benefícios e punição por não cumprir o que já está determinado, qual a forma de participar obtendo sucesso e prestígio ou então sofrer as consequências da má participação.
Nos grupos, há esforço individual, responsabilidade por resultados individuais, objetivo individual e unidades de trabalho independente.
Por fim, os grupos nas