Definação comportamento organizacional - definição
O Comportamento Organizacional é a área da administração que avalia o peso do indivíduo para e empresa.
As empresas interferem diretamente na vida do indivíduo, porque moldam os comportamentos dos respectivos membros e podem influenciar as necessidades e objetivos dos indivíduos nas organizações. Os comportamentos dos mesmos também interferem diretamente nas organizações, pois estes têm o poder de incentivar a produtividade e responder positivamente ou não às estratégias estabelecidas pelas empresas. Portanto, é muito importante entendermos o papel do comportamento organizacional dentro das empresas, visto que o Comportamento Organizacional estuda a importância da empresa na vida do indivíduo e a importância do indivíduo dentro da empresa. É muito importante entender e identificar o que motiva os colaboradores, visto que “as organizações são as pessoas que nelas operam”.
Uma empresa composta por pessoas altamente comprometidas e produtivas será muito mais competitiva, lucrativa e eficiente.
Karla Sampaio conceituou comportamento organizacional da seguinte forma: “Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos e dos grupos no ambiente das organizações [...]”. O Comportamento Organizacional estuda o comportamento, as atitudes e o desempenho dos trabalhadores dentro do ambiente organizacional.
O Comportamento Organizacional tem como finalidade explicar, prever e controlar o comportamento humano. * Explicar é identificar os motivos que ocasionaram fatos e acontecimentos; * Prever é estabelecer os resultados a serem alcançados através de uma ação; * Controlar é o objetivo de maior importância, visto que existe uma grande dificuldade em se controlar ou monitorar o comportamento humano, porém o controle é a ferramenta mais importante dentro do Comportamento Organizacional, pois o controle agrega