Deficiência intelectual
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ANDRÉIA VIENSKI
São João do Triunfo
2012
ANDRÉIA VIENSKI
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Neuropsicopedagogia Clínica, do Centro Sul - Brasileiro de Pesquisa extensão e Pós-Graduação, como requisito para a obtenção do título de especialista em Neuropsicopedagogia Clínica. Orientado pelo professor Msc. Alicio Schiestel.
São João do Triunfo
2012
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
ANDRÉIA VIENSKI
RESUMO
Através de um estudo de caso com uma criança e as contribuições teóricas de alguns autores serão ressaltadas a importância de desenvolver um bom trabalho com crianças que apresentam Deficiência Intelectual; levando em conta que a prática educativa com alunos especiais demanda muitas reflexões por parte dos educadores. .
Palavras Chave: Deficiência Intelectual, ensino-aprendizagem, metodologia, educação.
INTRODUÇÃO
Pessoas que apresentam certas limitações no funcionamento intelectual e no desempenho de algumas tarefas possuem atraso mental ou deficiência intelectual. Essas limitações provocam lentidão na aprendizagem e no desenvolvimento das pessoas, portanto é natural que apresentem dificuldades na escola, pois elas precisam de mais tempo para aprender.
As causas mais comuns da Deficiência Intelectual são condições genéticas, problemas durante a gravidez, problemas ao nascer ou problemas de saúde. Essas causas não produzem por si só uma Deficiência Intelectual, mas são fatores de risco que devem ser evitados e prevenidos.
A Deficiência Intelectual não é uma doença, portanto não faz sentido esperar que ela seja curada. A maioria das crianças com Deficiência Intelectual consegue aprender; o que as difere das demais crianças é que necessitam de mais tempo e metodologia diferenciada.
A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
A Deficiência Intelectual é diagnosticada observando a capacidade do cérebro para aprender e a