Natação: os quatro nados
Prof. Airton José Martins
COLUNA VERTEBRAL
A coluna vertebral constitui o eixo ósseo do corpo e está constituída de modo a oferecer a resistência de um pilar de sustentação mas também de flexibilidade necessária à movimentação do tronco. É formada por uma série de ossos irregulares chamados vértebras, separadas umas das outras por discos fibrocartilagíneos intervertebrais.
COLUNA VERTEBRAL
Ela protege a medula espinhal, sustenta o crânio e dá fixação a numerosos músculos.
Suporta o peso da maior parte do corpo transmitindo-o, através da articulação sacro-ilíaca, aos ossos do quadril.
COLUNA VERTEBRAL
7 cervicais
12 torácicas
5 lombares 5 sacrais (unidas) 4 coccíxeas (unidas)
COLUNA VERTEBRAL
As vértebras estão separadas por discos fibrocartilagíneos intervertebrais e seguras entre si por processos articulares e ligamentos. Esta disposição estrutural lhe permite apenas movimentos limitados. Entre as vértebras existem aberturas chamadas de forames intervertebrais que permitem a passagem de nervos espinhais.
COLUNA VERTEBRAL
Forame intervertebral
CURVATURAS DA COLUNA
Em uma vista lateral a coluna vertebral do adulto apresenta quatro curvaturas denominadas cervical, torácica, lombar e pélvica. As curvaturas torácica e pélvica são denominadas curvas primárias, pois só elas estão presentes durante a vida fetal. são convexas posteriormente (cifose). As curvaturas cervical e lombar são denominadas de secundárias e aparecem depois do nascimento, a cervical quando a criança já pode sustentar a cabeça aos três ou quatro meses de idade e a lombar aos doze ou dezoito meses, quando a criança começa a andar. São côncavas posteriormente (lordose).
CURVATURAS DA COLUNA
CURVATURAS DA COLUNA
As curvaturas da coluna vertebral desempenham importante papel funcional aumentando a força e mantendo o equilíbrio da parte superior do corpo, elas também permitem a permanência na posição bípede.
Posição anatômica normal da