Deficiente visual
ESCOLHA PROFISSIONAL E DEFICIÊNCIA: ESTUDO DE CASO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS E VISUAIS
Palhoça 2007
1
CLAUDIA DI NICOLANTONIO
ESCOLHA PROFISSIONAL E DEFICIÊNCIA: ESTUDO DE CASO COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS AUDITIVAS E VISUAIS
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Psicologia da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial à obtenção do título de Psicólogo.
Orientador: Prof.Vanderlei Brasil
Palhoça 2007
2
A cada um conforme suas necessidades. De cada um conforme suas possibilidades. Desejo comunista/cristão de Marx e Engels, expresso no Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848.
3
RESUMO Observa-se, na literatura, um número significativo de investigações sobre o tema deficiência e a identidade profissional, sobretudo no que se refere ao impacto das transformações no mundo do trabalho contemporâneo no que diz respeito a inclusão de deficientes no mercado de trabalho, após a implantação das leis de cotas e suas normas como uma obrigatoriedade empresarial. Não obstante, constata-se uma produção científica limitada quanto à relação entre a deficiência e a possibilidade de escolha de uma profissão que seja de interesse pessoal do deficiente, como também, a falta de investimento neste processo por parte das instituições formadoras. Hoje se trabalha apenas com a capacitação para profissões culturalmente prédeterminadas pelas instituições empregadoras. Desta maneira, percebe-se a relevância do interesse da pesquisa em esclarecer o posicionamento do deficiente frente às regras que lhe são impostas, uma vez que estas se constituem como uma variável central no processo de construção da identidade pessoal e profissional do deficiente. O objetivo da presente pesquisa foi investigar se a deficiência foi fator limitador ou determinante no momento da escolha de uma profissão para pessoas com deficiências. Foram