DEFICIENTE AUDITIVO NO MERCADO DE TRABALHO
Sendo caracterizada como uma pesquisa bibliográfica básica com a utilização de artigos, livros e leis para obtenção do conteúdo.
A qualificação profissional de pessoas com deficiência auditiva e os obstáculos para o seu ingresso no mercado de trabalho,nos últimos anos com políticas inclusivas e principalmente a Lei de Cotas vem modificando o cenário de exclusão desse grupo social, precisamos garantir o acesso à educação,e a qualificação profissional o que representa um dos pilares da inclusão dessas pessoas.
Com a criação da lei de cotas (8213/91) em 24 de julho de 1991, houve facilidade no processo de inclusão do Portador de Necessidades Especiais no mercado de trabalho. Ainda estamos longe de uma sociedade inclusiva, outras leis precisam ser mais bem definidas e cobradas. Quando verificamos o processo histórico do Portador de Necessidades Especiais no mercado de trabalho, a inclusão começou acontecer a partir do século XXI. Coincidiu-se com a criação da lei de cotas (8213/91) - lei da previdência mais conhecida com lei de cotas.
Muito ainda tem se debatido sobre essa lei, porque de um lado, a lei obriga a contratação do portador de deficiência e, do outro, as empresas estão enfrentando uma grande dificuldade de inclusão, pois a falta de qualificação representa um enorme ameaça no processo de inclusão.
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2- OBJETIVO
3- PcD – PESSOA COM DEFICIÊCIA
4- INSERÇÃO EXCLUDENTE
5- LEI DE COTAS NO BRASIL E A REALIDADE DAS EMPRESAS NO CAMINHO DA INCLUSÃO
6-MODALIDADE DE