Deficiencias multiplas
Tratamento terapêutico:
Os pacientes com PC devem ser tratados por uma equipe multidisciplinar, Terapeuta ocupacional, Fisioterapeuta, Psicólogo, Ortopedistas, Dentista, Psicopedagogos, Pediatra entre outros.
Sempre se levara em consideração a demanda de cada sujeito para a inserção dos diversos tratamentos terapêuticos, sendo que alguns serão contínuos e outros funcionaram como complemento potencializador.
Cada tratamento a ser apresentado é de suma importância e podem apresentar variações de acordo com a necessidade de cada individuo. Podemos dizer que existem alguns tratamentos, que funcionaram de base para os demais devido à necessidade do paciente com paralisia cerebral. Vejamos algumas
• Terapia Ocupacional: previne a incapacidade, através de estratégias adequadas com vista a proporcionar ao indivíduo o máximo de desempenho e autonomia nas suas funções pessoais, sociais e profissionais e, se necessário, faz o estudo e treino das respectivas ajudas técnicas, de forma a contribuir para uma melhoria da qualidade de vida do indivíduo.(T.O)
• Hidroterapia: Levando em consideração os efeitos terapêuticos dos exercícios em piscina são principalmente : relaxamento muscular, redução da sensibilidade à dor, redução de espasmos musculares e espasticidade, facilitação da movimentação articular, melhora da musculatura respiratória, aumento da circulação periférica e melhora da moral e confiança do paciente, e acreditando nos princípios físicos da água como auxiliares no processo de tratamento,movimento com auxílio da flutuabilidade sem aumentar o tônus.(Fisioterapeuta)
• Hipoterapia: Técnica de tratamento aplicada em reabilitação, que explora os inputs motores e sensoriais que o cavalo transmite ao indivíduo, estimulando padrões motores normalizados e promovendo uma melhor integração sensorial. As sessões são individuais, orientadas por