Deficiência Multiplas
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
MARIUCHA DO ROSÁRIO GOMES
SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
VITÓRIA (ES)
2012
MARIUCHA DO ROSÁRIO GOMES
SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Trabalho apresentado à Disciplina de Fundamentos da Educação Especial e as Políticas de Inclusão, da Faculdade de Educação, como requisito parcial de avaliação.
Professora: Romilda Nascimento de Aguiar
VITÓRIA (ES)
2012
INTRODUÇÃO
A educação e os cuidados na infância são amplamente reconhecidos como fatores fundamentais do desenvolvimento global da criança, o que coloca para os sistemas de ensino o desafio de organizar projetos pedagógicos que promovam a inclusão de todas as crianças.
A lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional impulsionou o desenvolvimento da educação e o compromisso com uma educação de qualidade, introduzindo para o atendimento as necessidades educacionais especiais dos alunos, que deve ter início na educação infantil. Promover educação é tarefa complexa, é promover condições apropriadas para o ser humano se desenvolver e aprender. È propiciar oportunidades para que ele adquira habilidades e competências, e ocupe na sociedade lugar como cidadão crítico, conhecedor de seus direitos e promotor social ativo. Isso exige dos profissionais da educação preparo e constante aperfeiçoamento.
Quando essa escola recebe indivíduos com necessidades educacionais especiais, ela reconhece e considera as diferenças nas possibilidades educacionais especiais na aprendizagem e desenvolvimento dos seres humanos, e enriquece seu conhecimento do processo educacional.
A finalidade deste trabalho é de esclarecer o papel da escola e dos profissionais que irão receber a criança com necessidades múltiplas, surdocegas, para viabilizar o processo de inclusão. Nesse processo, é essencial a cooperação entre profissionais